A Importância da Avaliação de Desempenho na Aprendizagem
A formação de um aprendiz envolve contribuir ativamente para a preparação do jovem e isso, vai muito além da capacitação técnica, mas também envolve o desenvolvimento de suas habilidades comportamentais, permitindo que ele se desenvolva de forma completa e siga confiante rumo à efetivação.
Na Sodiprom a avaliação de desempenho é um instrumento fundamental nesse processo.
A avaliação de desempenho é um rico momento de troca entre gestor e aprendiz, e posteriormente entre aprendiz e Sodiprom.
É uma oportunidade de demonstrar para o jovem seus pontos fortes, reconhecer as necessidades de melhoria e planejar os caminhos a serem percorridos para viabilizar seu desenvolvimento. É a formalização da escuta, orientação e planejamento, e o jovem se fortalece ao perceber que está sendo visto, acompanhado e, acima de tudo, apoiado.
Por que é tão importante para o jovem aprendiz?
O jovem em início de carreira está construindo sua identidade profissional. Ele aprende não apenas a executar tarefas, mas também a lidar com responsabilidades, relacionamentos e desafios do dia a dia.
Quando a empresa oferece ao jovem o feedback estruturado e com propósito, ela:
- Fortalece a autoestima e a motivação do aprendiz;
- Direciona o comportamento profissional;
- Ajuda o jovem a alinhar suas expectativas com as da empresa;
- Incentiva o desenvolvimento contínuo.
Empresas que dão retorno aos seus aprendizes contribuem para formar profissionais mais engajados e preparados.
Como a Sodiprom faz isso?
Na Sodiprom, a avaliação de desempenho é uma ferramenta estratégica. O processo é estruturado para acompanhar o progresso do jovem nos aspectos:
- Técnicos - Execução de tarefas e cumprimentos de prazos;
- Comportamentais - Postura, proatividade, comunicação e trabalho em equipe;
- Emocionais - Equilíbrio, escuta, maturidade diante de desafios.
A Sodiprom solicita periodicamente a realização da avaliação de desempenho para as empresas parceiras.
Lá, o supervisor senta com o jovem e o avalia. Depois, a empresa notifica a nossa equipe social e pedagógica, que faz todo o acompanhamento junto ao aprendiz, desenhando estratégias para endereçar os pontos em que o jovem precisa melhorar, sempre fazendo a conexão com o conteúdo técnico e refletindo sobre como as disciplinas e profissionais da equipe pedagógica podem dar suporte adicional.
Além disso,
contamos com acolhimento psicológico para apoiar o jovem de forma individualizada, garantindo que o processo de avaliação seja também um momento de cuidado e desenvolvimento pessoal. Não é à toa que a Sodiprom tem um grande número de efetivados todos os meses.
Após cada acompanhamento, a Sodiprom envia um relatório para as empresas parceiras formalizando as devolutivas individuais, fechando o ciclo de avaliação de desempenho.
Avaliar é investir
Quando uma empresa avalia , ela está, na prática, construindo a base para a efetivação. Afinal, o jovem que entende onde pode melhorar e se sente apoiado tem muito mais chances de crescer e fazer a diferença no ambiente de trabalho.
Tranforme a Aprendizagem Profissional uma verdadeira oportunidade de crescimento! 🚀
Vamos conversar sobre como sua empresa pode investir nesses talentos?